chocolate-tem-refrigerante-guarana-toddy-banana-achocolatado-feijão-fanta-cha-verde
Curiosidades

Bebidas, Alimentos, Produtos e Coisas que Contém Cafeína e Quantidade de mg que Tem Cada Um

Última atualização em 30 de Março de 2022.

Provavelmente você já ouviu falar que o café não é a única bebida que possui o composto químico cafeína, que muitos amam e consomem logo nas primeiras horas do dia, mas talvez o que você não saiba é que a cafeína pode ser encontrada em mais de 60 tipos de plantas!

A cafeína age diretamente no nosso sistema nervoso central, por isso seu consumo deve ser feito com prudência.

Por se tratar de um estimulante natural pode trazer muitos benefícios para o nosso organismo, vamos te apresentar algumas bebidas que possuem cafeína e seus benefícios para consumo.

Quais chás tem cafeína?

Veja a lista de chás que possuem cafeína:

  • chá de erva mate;
  • chá preto;
  • chá verde.

Os chás possuem uma quantidade baixa deste composto químico em sua composição, que varia de 20 a 90 gramas, essa variação de dá dependendo do fabricante.

Todo chá tem cafeína?

Não, nem todo chá tem cafeína. Chás são feitos de centenas de ervas e frutas diferentes e a grande maioria não possui cafeína.

Qual chá tem mais cafeína?

Dentre os chás mate, verde e preto, o preto pode ser o que tem mais cafeína.

Chá mate | Chá de erva mate tem cafeína?

Sim, o chá de erva mate tem sim cafeína. A quantidade de cafeína no chá mate é de 20 a 30 mg por xícara.

Um dos chás mais consumidos no mundo é o chá-mate que está presente em algumas receitas para o consumo além do tradicional, quente ou gelado.

O mate pode ter uma quantidade de cafeína bem próxima do café, isso vai depender do solo e de qual modo a erva é cultivada. Normalmente uma xícara desse chá possui uma média de 20 a 30 miligramas de cafeína.

Esta erva, tem efeitos positivos no nosso organismo, com efeito diurético, ajuda a controlar o inchaço e emagrecer, ajuda na circulação sanguínea, elimina as toxinas do organismo e combate a gordura do fígado.

Chá verde tem cafeína?

 

toddy-chocolate-branco-refrigerante

Sim, o chá verde tem cafeína. A quantidade de cafeína no chá verde é 25 e 45 mg por xícara.

Ingerir uma xícara de chá-verde pela manhã ou após alguma refeição, oferece uma boa dose de energia, essa bebida também é refrescante e pode ser servida fria ou quente, caso queira, também é possível misturar o chá-verde com alguma fruta.

Ele também possui a vitamina K em sua composição, que auxilia no fortalecimento dos ossos, ácido fólico que contribui para prevenir anemia, também conta com potássio e magnésio.

Assim como o mate, este chá também é diurético, auxiliando na perda de peso e ajudando a equilibrar o organismo.

Chá preto tem cafeína?

Sim, o chá preto tem cafeína. A quantidade de cafeína no chá preto é de 15 e 60 mg por xícara.

Sendo da mesma família do verde, já que sua origem é da mesma planta, a sua torra é realizada de maneira diferente, por isso ele ganha esse nome. A versão preta possui de 15 a 60 miligramas de cafeína em sua composição.

Este auxilia na prevenção de doenças degenerativas, na digestão, acelera o metabolismo e auxilia no emagrecimento, melhora o humor e protege o coração.

Achocolatado tem cafeína?

Sim, achocolatado tem cafeína por possuírem chocolate. A quantidade de cafeína nos achocolatados prontos é de 5mg para um copo de 220 ml.

Quando consumimos uma xícara de leite com achocolatado de 240 ml, essa xícara pode conter de 5 a 10 miligramas de cafeína, que pode aumentar para 15 a 20 gramas, essa variação se dá de acordo com o tipo de achocolatado utilizado.

Quanto mais amargo for, mais cafeína a bebida terá, enquanto um achocolatado comum fica em torno de 4 a 10 mg para cada 250 ml o meio amargo fica entre 17 a 23 mg para os mesmos 250 ml.

Toddy tem cafeína?

Achocolatados prontos como o Toddy tem cafeína. A quantidade de cafeína é de 5mg dpara cada 220 mililitros da bebida.

Essa quantidade de cafeína pode variar de sabor para sabor.

Nescau tem cafeína?

O Nescau tem cafeína, como os outros achocolatados prontos. A quantidade de cafeína é de 5mg dpara cada copo de 220 ml da bebida.

Chocolate tem cafeína?

Sim, o chocolate tem cafeína, tanto o amargo quanto o com leite. O chocolate ao leite tem de 3 a 30 mg de cafeína para cada 100 gramas. O chocolate meio amargo tem de 15 a 70mg de cafeína para cada 100g.

Chocolate branco tem cafeína?

 

guarana-energetico-red-bull

Sim, o chocolate branco também tem cafeína, assim como os demais chocolates e derivados do cacau.

Cacau tem cafeína?

Sim, o cacau tem cafeína, sendo um fruto rico na substância. Uma xícara de suco de cacau tem de 3 a 50 miligramas de cafeína.

O cacau é uma fruta rica neste composto, então seus derivados possuem a substância em sua composição, desde o achocolatado utilizado para fazer algumas bebidas ao chocolate em barra.

Um copo ou uma xícara de chocolate pode trazer alguns benefícios, auxiliando em algumas funções no organismo, já que o consumo de suas calorias gera energia.

Auxilia na liberação da serotonina no organismo, o que aumenta a sensação de bom humor e estar.

Ajuda a proteger o coração devido a diminuir a pressão arterial e incentiva a produção do gás óxido nítrico, relaxando as artérias.

Auxilia na proteção da pele ao sol, pois contém antioxidantes em sua composição, o que reduz os danos causados pela radiação UV.

Refrigerante tem cafeína?

Sim, os refrigerantes tem cafeína. A quantidade de cafeína pode variar entre as bebidas e pode chegar até 40mg para uma latinha de 355 ml.

Os refrigerantes e bebidas gaseificadas possuem cafeína em sua composição, para alterar o sabor e manter o gostinho de quero mais, que acabam nos viciando um pouco. A cafeína presente nas bebidas podem variar chegando até 40 miligramas!

Por exemplo, os refrigerantes de cola podem variar em sua composição de 30 a 39 mg de cafeína a cada 355 ml, a versão diet contém 35 mg.

Refrigerante Guaraná tem cafeína?

Sim, refrigerantes do tipo guaraná tem cafeína, porém eles contém apenas 2 mg a cada 355 ml e a versão diet, 4 mg.

Guaraná Natural Também tem Cafeína?

Sim, o fruto do guaraná natural tem cafeína. A quantidade de cafeína no guaraná natural é de 35 a 40mg por cada copo de 240 ml da bebida.

O fruto do guaraná também possui cafeína em sua composição, sendo considerado um ótimo estimulante natural, seja xarope ou em pó.

O guaraná retarda o efeito do sono, auxilia na prevenção de cãibras, problemas gastrointestinais, enxaquecas e na arteriosclerose, um processo que atinge as artérias.

Esses benefícios se dão, devido ao fruto ser rico em vitaminas, antioxidantes, possui ferro, fósforo e potássio.

Energético tem cafeína?

Sim, energéticos ou bebidas energéticas tem cafeína em grandes quantidades! Essa quantidade pode variar de acordo como o fabricante e o sabor do energético.

Red Bull tem cafeína?

 

cha-erva-mate-preto-verde

Sim, o energético Red Bull tem cafeína. A quantidade de cafeína no Red Bull é de 80 mg para cada lata de 250 ml.

Energético Monster tem cafeína?

Sim, o energético monster tem cafeína. Uma lata de 473 ml contém 65mg de cafeína.

Energético Burn tem cafeína?

Sim, o energético Burn tem cafeína, uma lata de 250 ml contém cerca de 36 mg de cafeína.

Banana tem cafeína?

Não, a banana não tem cafeína. A quantidade de cafeína na banana é 0 mg.

Conclusão:

Como podemos ver existe uma boa quantidade de bebidas com cafeína em sua composição, além do café que costumamos consumir no dia a dia. Para ter uma dieta equilibrada é importante controlar a quantidade ingerida das bebidas citadas.

É possível ter um consumo equilibrado e ainda conseguir bons aliados para a dieta, seja substituindo de vez em quando alguma bebida ou equilibrando seu consumo com a rotina que você já possui.

Vale lembrar que a dose recomendada para consumo diário não deve ser maior que 400 mg.

Referências:

https://foodinsight.org/everything-you-need-to-know-about-caffeine-2/

https://www.onegreenplanet.org/natural-health/vegan-health/caffeine-in-a-healthy-diet-tips-on-striking-a-balance/

https://www.sleep.org/foods-with-caffeine/