Derriça no chão colheita seletiva ou mecanica na lavoura de café
Curiosidades

Derriça no Chão, Colheita Seletiva ou Mecânica, Qual a Melhor para a Lavoura de Café?

Existem várias formas de se realizar a colheita de café e, cada uma delas, possui vantagens e desvantagens.

A seguir, listaremos todas as formas de colheita de café existentes, elencando os seus prós e contras, para que você, agricultor, possa decidir qual é a melhor para a sua lavoura. Confira!

O que é derriça no chão?

A derriça no chão é uma técnica bastante utilizada para a colheita de café.

Como fazer a derriça no chão do café?

A derriça do chão do café é realizada estendendo-se um pano debaixo dos pés de café para a retirada dos grãos. Os grãos são retirados todos juntos, sem diferenciar os grãos maduros dos verdes. A seleção dos grãos ocorre após a derriça de forma manual.

O que é derriçador mecânico?

O derriçador mecânico é um equipamento que pode ser utilizado durante a derriça no chão do café.

Ele consiste em um motor logado a uma haste contendo varetas vibratórias que desprendem os grãos de café dos galhos.

Derriça no chão, ou colheita seletiva, qual a melhor?

A derriça no chão é uma forma de colheita do café mais rápida do que a colheita seletiva, porém após ser realizada, os grãos precisam ser selecionados manualmente, já na colheita seletiva, apesar de mais demorada, os grãos já saem selecionados.

O que é colheita seletiva de café?

A colheita seletiva de café é um procedimento que se dá de forma manual. Na colheita seletiva do café, o trabalhador retira do pé de café apenas os frutos que já estão maduros (cereja).

Na colheita seletiva de café, como são retirados apenas os frutos já maduros, obtém-se uma maior qualidade do grão, quando comparado a colheita tipo derriça no chão ou mecanizada, porém o tempo gasto com esta operação é maior.

O que é colheita mecanizada de café?

A colheita mecanizada de café é aquela realizada com o auxílio de colhedoras, também chamadas de colheitadeiras de café.

Este tipo de colheita, surgiu devido ao aumento da produção de café e a falta de mão de obra no campo.

Vantagens e desvantagens da colheita mecanizada de café

Com o auxílio das colheitadeiras, a colheita de café passa a ter alto rendimento, porém perde-se em qualidade, pois os frutos maduros são colhidos juntamente com os frutos verdes. Além, disso, o custo do equipamento, faz com que nem todos os agricultores tenham acesso a este tipo de colheita.

Derriça no chão, colheita seletiva ou mecânica, qual a melhor opção?

Cada tipo de colheita do grão de café, possui vantagens e desvantagens que já foram elencadas ao longo do texto. Vamos relembrar quais são:

  • a derriça no chão, tem como vantagem ser mais rápida do que a colheita seletiva, porém tem como desvantagem a necessidade de se realizar a seleção dos grãos após a colheita;
  • na colheita seletiva obtém-se um grão de melhor qualidade, quando comparado às outras duas formas de colheita, porém tem como desvantagem o tempo gasto durante o processo;
  • já a colheita mecânica, é a mais rápida dentre as três formas de colheita, no entanto, é aquela através da qual se obtém frutos de melhor qualidade. Além disso, é a que requer um maior investimento para sua realização.

Conclusão

Para decidir qual a melhor forma de colheita de café é necessária elencar quais são os prós e contra de cada uma delas, levando em consideração a realidade de sua propriedade, visto que cada método possui vantagens e desvantagens.



Clicky