Apesar de ser mundialmente conhecida por conta da Torre Eiffel, Paris tem muitos outros pontos turísticos tão legais quanto esse monumento.
E não estamos falando dos milhares de museus que tem por lá, que são maravilhosos. Estamos falando sobre as cafeterias.
Quer ter a chance de provar um croissant francês? Então continue com a gente para conhecer as melhores e mais famosas cafeterias de Paris.
Quais os melhores cafés em Paris?
Conteúdo / Atalhos:
Os melhores cafés em Paris são:
- Cafe de Flore
- Le Sancerre
- Les Deux Magots
- Cafe Beaubourg.
1 – Cafe de Flore
Fundado em 1887, o Cafe de Flore era e ainda é um ponto de encontro entre os amantes da literatura.
Localizado no Saint Germain, recebia Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre em suas cadeiras. E ainda hoje atraí intelectuais e artistas, graças ao seu charme elegante e discreto.
É a sua chance de viver aquela cena clichê de todo mundo que visita Paris: tomar um xícara de café acompanhado de um croissant, sentando em uma mesa na calçada, do lado de fora da cafeteria.
Uma experiência que vale a pena, mesmo sendo clichê.
A única má notícia é que esses lugares não são nem um pouco baratos, então já vá preparado para deixar uma quantia significativa na cafeteria.
Instagram: @lecafedeflore.
2 – Le Sancerre
No Le Sancerre você vai poder viver um pouco da Paris velha. A casa fica em Montmartre, um dos bairros mais boêmios e artísticos da cidade.
A cafeteria é o lugar perfeito para você fugir das ruas movimentadas de Paris, além de ser uma boa justificativa para você fazer o roteiro completo de Montmartre, principalmente para ver a igreja Sacré-Coeur de perto.
A cafeteria é animada e mesmo com as reformas, ainda guarda na sua essência o local que era visitado por atores, artistas e pintores de outras épocas, que mantinham uma mesa reservada nesse café.
A dica é sentar no terraço para apreciar uma xícara de café ou um copo de cerveja.
Instagram: @lesancerreparis.
3 – Les Deux Magots
O nome Les Deux Magots, que significa as duas estatuetas chinesas, dá a dica de qual era a especialidade da loja onde hoje fica a cafeteria.
Era essa mesma que você está pensando, uma loja que trazia novidades e tecidos vindos da China, em sua grande maioria.
Inclusive, atualmente você encontra duas estatuetas chinesas que decoram um dos ambientes do café, fazendo referência a essa época.
Fundada em 1812 em outro endereço, em 1885 a loja passa a ser uma cafeteria, agora localizada na Place St-Germain-des-Prés.
Mas mesmo tendo tantos anos de estrada, foi só em 1993 que a Les virou ponto de encontro entre os apreciadores de cultura parisiense graças ao prêmio literário Prix des Deux Magots, que é realizado na cafeteria.
Porém, antes mesmo da prêmio existir, o café já tinha sido visitado por nomes como Picasso, Hemingway e André Breton.
Instagram: @lesdeuxmagots.
4 – Cafe Beaubourg
Com uma pegada mais moderna, o Cafe Beaubourg é o local ideal para você vivenciar um pouco do dia a dia de Paris.
Do terraço você tem uma vista privilegiada do Centre Pompidou, onde poderá ver músicos, mímicos, desenhistas e artistas circenses se apresentando em frente ao museu Esplanada.
Esse movimento nas ruas é ainda maior nos dias de sol. Aproveite esse momento!
Instagram: @cafe_beaubourg.
Quais as cafeterias mais famosas em Paris?
As cafeterias mais famosas em Paris são:
- Angelina
- Café de La Paix
- Café des Deux Moulins
- Café Saint Regis
- Café de La Rotonde.
1 – Angelina
O Angelina é um dos salões de chá mais antigos de Paris e também é o responsável por servir um dos melhores chocolates quentes da região, apesar de ter gente que discorde desse título.
Pode até não ser o melhor, mas quem já provou disse que ele é muito bom.
Apesar disso, a visita vale não só pelo chocolate quente, mas também pelo local em si, que tem uma arquitetura em Belle Epoqu e te transporta para uma Paris de outra época.
O Angelina atrai uma multidão de turistas, principalmente vindos do Japão e Estados Unidos. Por conta disso, é uma cafeteria bem movimentada, principalmente aos finais de semana.
Isso, junto com um atendimento um pouco ríspido pode desanimar algumas pessoas. Mas vale a pena pela experiência como um todo, sabe?
Instagram: @angelina_paris.
2 – Café de La Paix
O Café de La Paix é cenário de muitos poemas, romances e pinturas. Não é a toa que o local foi considerado histórico pelo governo francês em 1975.
Por conta do seu interior repleto de afrescos e sua proximidade com a Opera Garnier, que fica ao lado da cafeteria, o La Paix acaba sendo visto mais como um museu da história de Paris do que um simples café.
E esse sentimento vem no exato instante que você entra na cafeteria, quando você é transportado para uma outra época.
Falando em outra época, grandes nomes já deram o ar da graça no La Paix, como os escritores francesas Emile Zola e Guy de Maupassant.
Vale a pena a visita não só pelo café delicioso, mas também pela história do e em volta da cafeteria.
É um excelente lugar para sentar e apreciar a movimentação da Ópera.
3 – Café des Deux Moulins
Quem é fã de cinema provavelmente já ouviu falar sobre dessa cafeteria.
Ao contrário dos outros que citamos no texto, que já começaram famosos por conta dos artistas vivos na época, o Deux Moulins ficou conhecido muitos anos depois da sua abertura.
Esse café de esquina foi escolhido para sediar várias cenas do filme Amélie, do diretor Jean-Pierre Jeunet.
Desde o filme, que foi lançado em 2002, o lugar virou uma espécie de santuário para os fãs do filme. Inclusive, tem várias fotos da Amélie espalhadas pela cafeteria.
Instagram: @lecafedes2moulins.
4 – Café de La Rotonde
Localizado em Montparnasse, o Café de La Rotonde é um dos mais antigos de Paris e por isso conta com histórias incríveis sobre seus clientes.
Inaugurado em 1911, essa cafeteria já recebeu nomes como Amedeo Modigliani e Picasso, que muitas vezes pagavam seus cafés com desenhos, já que não tinham dinheiro.
Aquela mesma sensação de estar numa Paris de uma outra época e a Art Deco fazem do Rotonde parada obrigatória para quem está na região.
Instagram: @larotondemontparnasse.
Conclusão
E aí, pronto para desbravar as cafeterias francesas?