como-tirar-seca-da-roupa-parede-roupa-branca-colorida-colchão-água-sanitária-colchão-limpar-sofa
Curiosidades

Como Tirar Mancha de Café: da Roupa, do Sofá, Colchão, Parede e Toalha

O café possui diversos benefícios, tanto gustativos, quanto físicos, porém ele pode ser uma chatice se de repente respingar na sua roupa. Coisa que, aliás, é muito comum de acontecer, ainda mais quando sua camisa ou parte de cima da roupa é branca, não é mesmo?

A mancha de café em si não é um grande problema, principalmente se você conseguir lidar com ela no momento do acidente. Mas a situação pode mudar se você deixar secar ou mesmo dependendo do tecido onde a bebida foi derramada.

Para te ajudar com esse problema vamos te maneiras criativas e certeiras para remover essas manchas chatas.

Como remover manchas de tecidos de forma eficaz e simples?

Além de ser um líquido com bastante pigmentação e ser bem ácido, o café, assim como o vinho, tem taninos em sua composição, isso faz com que ele cause manchas em diversos materiais com muita facilidade.

Na verdade não existe um truque, mas vários para retirar esse resíduo das roupas e superfícies. A técnica vai variar de tecido para tecido, assim como mudará se a mancha já estiver seca ou não.

Como tirar mancha fresca de café?

A primeira coisa que você deve saber ao retirar manchas de café de tecidos, em geral, é que a bebida sai com mais facilidade se esta ainda estiver fresca na sua camiseta ou na sua calça. Isso porque as partículas do líquido ainda não se fixaram no material.

Sendo assim, o seu primeiro passo assim que a mancha acontecer é jogar água fria em cima do local, mas sem esfregar, pois isso pode estragar a sua peça de roupa. Com água corrente é bem provável que o resíduo saia em questão de minutos.

Se mesmo assim a mancha não sair, você terá que usar a técnica para retirar resíduos secos de café, que falaremos a seguir.

Como tirar mancha de café seca?

Se não deu tempo de você tirar a mancha no momento que ela aconteceu, saiba que existe sim uma técnica para eliminá-la, mas o processo será um pouco mais demorado.

Para essa situação, você vai precisar de:

  • Pano limpo ou guardanapo de papel;
  • Detergente líquido para roupa;
  • Vinagre branco.

Com isso em mãos, pegue o tecido manchado e molhe a região com água. Em seguida, adicione algumas gotas de detergente para roupa e esfregue com os dedos bem suavemente em cima da mancha. Por fim, deixe essa mistura descansar por cerca de cinco minutos.

Caso isso não resolva, você vai repetir o processo, mas agora adicionando o vinagre branco junto com o sabão e a água. E aqui, ao invés de esfregar com os dedos, essa parte deve ser feita com uma escova de dentes com cerdas bem macias. Deixe descansar novamente por cinco minutos e depois enxague.

Como fazer para remover manchas em tecido sintético?

Primeiro, jogue água corrente na mancha. Em seguida, mergulhe a peça em uma solução de um litro de água morna, uma colher (sopa) de vinagre e ½ colher (chá) de detergente.

Deixe de molho por cerca de 15 minutos e enxágue também com água morna. Agora, com a ajuda de uma esponja umedecida com álcool isopropílico, passe a mistura em cima da mancha.

Isso vai remover o restante do café. Finalize fazendo um novo enxague, agora com água normal.

Como eliminar manchas de café do carpete?

Manchas de café em tapetes e carpetes são super comuns também. Para acabar com elas, em cima da sujeira coloque uma colher de sopa de vinagre e outra de sabão líquido, junto com uma xícara de água.

Finalize direcionando um ventilador ou um secador de cabelo na região.

Como remover manchas de tecido de algodão?

A mancha em tecidos de algodão é mais fácil de tirar, você só precisa colocar a peça de molho em uma mistura com água morna, detergente e vinagre por cerca de 5 minutos, no máximo. Finalize enxaguando bem a roupa.

Como tirar manchas de café de calça jeans?

Para eliminar as manchas da sua calça ou jaqueta jeans, coloque um pouco de bicarbonato de sódio em um pano úmido e esfregue a mancha.

Como tirar manchas de café do sofá?

Além de manchar roupas, sempre acontece de cair café nos móveis também, se este é o caso, especificamente no sofá, existe uma técnica bem simples para você acabar com o problema.

Aqui, você pode usar uma solução com bicarbonato de sódio e água. Misture os dois e esfregue o local com o auxílio de um pano limpo. Repita o processo até que o resíduo saia completamente. Esse método é mais recomendado para sofás de tecido claro.

É possível tirar a mancha de café do colchão sem estragar?

E manchas de café no colchão, tem solução? Tem sim, e você vai precisar de:

  • Algodão;
  • Glicerina;
  • Detergente neutro;
  • Pano seco;
  • Pano úmido.

Umedeça um pedaço de algodão com a glicerina e passe na mancha. Aguarde por 15 minutos. Em seguida, coloque um pouco de detergente em cima e com a ajuda do pano úmido, esfregue a região.

Agora, com o pano seco, tire o excesso e seque bem o local. Essa última parte é muito importante para evitar mofo e fungos. Sendo assim, você pode finalizar passando o secador de cabelo na região, ou deixando o colchão no sol até ele esteja totalmente seco.

Conclusão

Como falamos no começo do texto, a mancha de café pode ser bem difícil de tirar dependendo do tecido, mas o importante é que dá para tirá-la, às vezes com um certo trabalho. Por mais trabalhoso que seja, contanto que ela não estrague sua blusa, tapete ou o seu colchão, é o que interessa, certo?

Para isso, é só seguir nossas dicas e também ficar mais atento na hora que estiver saboreando sua xícara de café, lembrando que a bebida pode pingar sem querer aqui e ali!

Referências:

https://driftaway.coffee/how-to-remove-coffee-stains/

https://realgoodcoffeeco.com/blogs/realgoodblog/how-to-remove-coffee-stains

https://www.thespruce.com/how-to-remove-coffee-stains-2147090