whisky-com-grappa-brandy-receita-gotas-de-licor-pequena-quantidade
Receitas e Dicas

Caffè Espresso Corretto: Como Fazer e Receitas!

Um café puro, por sim só, já faz a alegria de quem é amante dessa bebida, mas quando ele tem acompanhamentos fica ainda melhor. Principalmente para quem adora um pretão junto de um alcoólico.

Se ama essa combinação, está no lugar certo. Hoje vamos te falar sobre o café espresso corretto.

O que é o Café Espresso Corretto?

O café corretto consiste em uma bebida feita com espresso e uma pequena quantidade de alcoólico, como licor e grappa. Mas também pode-se usar conhaque e sambuca.

Na hora de servir, o barista costuma fazer de duas maneiras: ou ele já acrescenta a dose de licor ao café, ou ela é servida em um copo separado e aí o próprio cliente adiciona o alcoólico na quantidade que desejar.

E em alguns lugares, se for um cliente frequente, o próprio consumidor prepara o café. O barista fornece um shot de espresso e garrafa inteira de licor.

Como fazer?

Como deu para perceber, é bem simples fazer o coffee corretto. Leva poucos ingredientes e você ainda tem a liberdade de adicionar a quantidade de álcool que quiser.

A seguir, o passo a passo.

Receita 1

Ingredientes:

  • Um shot de Espresso;
  • Um shot de grappa ou outro alcoólico de sua escolha.

Modo de preparo:

O primeiro passo é extrair o seu espresso como de costume. Como já falamos em outros artigos, é preciso que você tenha uma máquina de cápsulas para isso.

A escolha do grão também fica ao seu critério, tanto no formato – cápsula ou moído na hora -, quanto marca, intensidade, etc.

Aí é só adicionar a quantidade de grappa que quiser. Pode ser mais ou menos, isso fica ao seu critério. Misture e sirva!

Como dito, está liberado acrescentar a bebida alcoólica que desejar. Inclusive, é uma boa oportunidade de você testar algumas receitas e fazer uma com a sua cara.

Quais marcas/tipos de cápsula pode comprar para fazer o espresso corretto?

No quesito marca, você tem a sua disposição qualquer marca que trabalhe com espresso.

E o tipo de cápsula é a mesma coisa, infinidade de opções, contanto que seja uma monodose de café espresso.

Mas como o sabor é super importante neste momento, dê prioridade para os cafés de alta qualidade. Escolha um gourmet ou quem sabe um lote especial.

A Nespresso, por exemplo, trabalha com um kit bem legal. É uma caixa com várias opções de espresso, totalizando 100 cápsulas. Ou seja, alternativas é que não vão faltar para fazer o seu corretto.

Se é fã de Starbucks, você também pode usar a monodose de espresso da marca que, inclusive, é de excelente qualidade. Aliás, a empresa tem uma cápsula com torra italiana – torra escura -, o que com certeza vai deixar seu corretto ainda mais próximo do sabor daquele feito na Itália.

Conclusão

Confesso que estamos surpreendidos com a quantidade de cafés italianos, sempre vimos a região como um lugar das massas.

Então, já sabe, se for dar uma passada pela Itália, não deixe de provar um café espresso corretto, quem sabe o barista não deixa você mesmo adicionar a dose de grappa!

Referência:

https://www.pasoportwine.com/recipes/Caffe-Corretto