gourmet-o-que-e-cappuccino-onde-comprar-café-italiana-marcas-como-fazer-macchiato-quanto-custa
Receitas e Dicas

Café Doppio: Como Fazer e Receitas!

Quando pensamos na Itália, automaticamente relacionamos o local com pizza e massas em geral, mas sabia que a região também é conhecida pelos cafés?

É o caso da extração que vamos te falar hoje, o café doppio.

O que é?

O café doppio nada mais é do que uma dose dupla de espresso. De origem italiana, por lá ele é chamado de caffé doppio.

É a extração perfeita para gosta de uma bebida mais forte ou que, por algum motivo, precisa se manter acordado – imagina a quantidade de cafeína em uma dose dupla de espresso?

E não é só isso, tudo que tem no espresso, vai vir em dobro nessa extração, ou seja, mais acidez, amargor, aroma e sabor. Realmente é para quem tem um paladar mais exigente e prefere cafés fortes e potentes.

Quais são as marcas/tipos de cápsulas de café doppio?

Como o doppio é basicamente uma dose duplo de espresso, o mais prático é fazer essa extração em cafeteiras de cápsulas, assim você não precisa ficar preocupado em acertar na proporção.

Com relação a marca, a mais comum e com uma cápsula específica de Double Espresso é:

  • Dolce Gusto

1 – Dolce Gusto Double Espresso

Com grãos do Vietnã e da América do Sul, esse doppio da Dolce Gusto mostra uma crema bem aveludada, assim como um sabor rico e intenso na boca.

Detém notas frutadas e um corpo encorpado, além do dobro de cafeína presente em um espresso comum.

Quanto custa?

O kit com 20 doses custa R$57,90.

Como fazer?

É muito simples, basta usar a cápsula de doppio ou duas de espresso, se quiser fazer com outras marcas. A quantidade total vai ser de 60ml.

Quais a receitas de café doppio?

Ingredientes:

  • Uma cápsula de Double Espresso ou duas cápsulas de espresso;
  • 90 mililitros de água.

Modo de preparo:

Coloque sua cápsula de Double Espresso ou duas monodoses de espresso comum na sua cafeteira e prepare de costume. Você vai usar cerca de 90ml de água para fazer a bebida.

Está pronto! Lembrando que o doppio tem o dobro de cafeína, então se você tem ansiedade ou insônia, fique atento, pois o drink por piorar esses quadros.

E claro, evite ingerir próximo do horário de dormir.

Perguntas frequentes

Onde comprar café doppio?

Você pode comprar na rua, na padaria ou na Starbucks, ou adquirir as cápsulas e fazer em casa na sua cafeteira, que precisa confeccionar Espresso, obviamente.

Ainda tem uma terceira opção, que é comprar cápsulas de espresso comum e na hora do preparo, usar duas monodoses ao invés de uma. Assim você abre mais o leque de opções podendo, inclusive, desfrutar das cápsulas da Starbucks ou de outras marcas que trabalham com Espresso.

Sem esquecer, é claro, que você precisa de uma cafeteira para isso. Pode ser uma de cápsula ou uma de espresso com moedor de grãos, aí é só ajustar a quantidade de café no momento do preparo.

Conclusão

Naqueles dias que você estiver caindo pelos quantos de sono, você já sabe a quem, ou melhor dizendo, ao que recorrer para se manter acordado. Só cuidado para não abusar na dose de cafeína, tudo em excesso faz mal.

Referência:

https://horecanews.it/caffe-doppio-un-concentrato-di-pura-caffeina/#:~:text=Per%20preparare%20al%20bar%20un,attaccare%20il%20braccio%20alla%20macchinetta.