affogato-receita-café-receitas-de-café-gelado-simples-cremoso-limonada-turbinado-para-que-serve
Receitas e Dicas

Affogato / Café com Sorvete: Como Fazer e Receitas!

Fala sério, o café vai bem com tudo, não é mesmo? Sozinho, com leite, com calda de chocolate, com gelo, com alcoólico e com sorvete, é claro.

Para uns pode parecer uma combinação um pouco improvável, mas não será mais assim que você provar o affogato, um delicioso café com sorvete.

O que é?

O affogato nada mais é que um café com sorvete. Servido em um xícara comum de café, ele é composto de dois ingredientes: uma generosa bola de sorvete de creme coberta com uma dose de café espresso.

Qual a origem da bebida?

O affogato foi criado na Itália – e surpreende um número de zero pessoas – e seu nome quer dizer, literalmente, “afogado”, em português. O que faz sentido, já que é uma bola de sorvete coberta de café.

Com relação a sua criação, ela é meio incerta. Alguns especialistas no assunto acreditam que a sobremesa tenha aparecido em algum momento após o surgimento da máquina de espresso, que ocorreu em 1900.

Porém, o termo só foi “visto” pela primeira vez nos guias turísticos da Itália em 1980 – apesar da sobremesa ter ficado famosa 10 anos antes – e entrar oficialmente como uma palavra no Oxford English Dictionary em 1992.

E, embora muitos vejam o affogato como uma sobremesa, alguns cafés na Itália o consideram uma bebida. É um assunto de debate, inclusive, ainda mais se pensarmos que para consumir o item é necessário usar uma colher.

Mas se considerarmos que o maior volume é o sorvete, damos vitória – não necessariamente – ao título de sobremesa.

Sobremesa ou bebida, o importante é provar essa belezinha.

Como fazer café Affogato?

A receita original leva sorvete de creme e café Espresso. Mas o o correto mesmo seria utilizar gelato al fiore di latte, que é basicamente um sorvete que usa apenas laticínios na sua composição, como amido e açúcar, sem a presença de ovo. Daí seu nome,  flor de leite, em português.

Porém, ele pode ser difícil de achar. Neste caso, então, é trocado pelo sorvete de baunilha.

E essa troca de sabor do sorvete é muito comum, assim como no tipo de café usado.

Por exemplo, alguns lugares usam café passado na moka ao invés do espresso. E a cafeteira é usada para dar um charme a situação, já que ela é posta na mesa no momento de servir a sobremesa.

A pessoa que for fazer também pode optar por uma decoração com algum tipo de biscoito, por exemplo.

Contudo, entre todas as versões, um processo em específico deve ser respeitado: a temperatura do café.

Já que estamos falando de uma sobremesa que leva algo super gelado com algo quente, é óbvio que o sorvete vai derreter muito rápido. Sendo assim, a dica é colocar um café quente, mas não fervente. E claro, consumir o item o mais rápido possível.

Abaixo separamos algumas receitas para você tentar em casa.

Receitas de Café com Sorvete (Affogato)

Receita 1

Ingredientes:

  • Três colheres de sopa de café espresso;
  • Duas bolas de sorvete de creme;
  • Uma colher de sopa de avelãs tostadas;
  • Raspas de chocolate.

Modo de preparo:

Para não deixar o sorvete muito tempo em contato com o café, já comece fazendo as suas raspas de chocolate. Você pode utilizar uma faca para te ajudar nesta parte.

Em seguida, em um copo de sua preferência, acrescente as duas bolas de sorvete de creme, seguido do espresso. Lembrando que o café deve estar quente e não fervendo.

Por fim, despeje as avelãs tostadas e as raspas de chocolate que você fez anteriormente.

Prontinho!

Caso não queira usar sorvete de creme, substitua por um de chocolate, pistache ou de café, porque não.

Receita 2

Ingredientes:

  • Quatro colheres de sopa de café forte (não precisa ser espresso);
  • Duas colheres de sopa de avelã;
  • Quatro colheres de sopa de chantilly;
  • Quatro colheres de sopa de licor de Amarula;
  • Uma lata de creme de leite;
  • Oito bolas de sorvete de café;
  • Uma xícara de chá de chocolate meio amargo.

Modo de preparo:

Coloque o chocolate em uma forma e reserve. A seguir, leve o creme de leite ao fogo médio até começar a ferver. Logo em seguida, verte-o no recipiente com o chocolate meio amargo.

Espere alguns segundo para que as barrinhas comecem a derreter. Ai, com a ajuda de uma colher, mexe até ambos os ingredientes se misturarem e criar uma aparência brilhante e lisa.

Agora, em duas taças de sobremesa – isso vai depender se fará só para você ou para mais pessoas – coloque duas bolas de sorvete, em cada uma. Acrescente o café pronto, seguido do licor de Amarula.

Finalize com a calda de chocolate, uma camada de chantilly e nozes para decorar. Sirva logo em seguida.

Já comentamos que a receita pode ser feita com outro tipo de café. Então, caso não tenha uma máquina de espresso, utilize o grão coado.

Quais marcas e tipos de cápsulas podemos usar para fazer o affogato?

Você pode usar a marca e o cápsula que quiser para fazer a café com sorvete. A receita original é feita com espresso, então é só escolher uma empresa que trabalhe com esse tipo de extração.

E pode ser tanto em cápsula – que é muito mais prático -, quanto em grãos ou moído. Para usar os frutos inteiros, porém, é preciso de um moedor.

Já para as cápsulas, é preciso de uma máquina própria, porém você chega próximo de um Espresso utilizando uma moka – caso não tenha cafeteira -, mas fica ao seu critério.

Mas se você não gosta de espresso porque é muito forte, tem muita cafeína para você ou porque não tem cafeteira para fazer, o substitua por um café coado mesmo.

Abaixo algumas marcas que vendem espresso:

  • Dolce Gusto;
  • Nespresso;
  • Baggio;
  • Starbucks;
  • Pilão.

Esse da Nespresso é bem legal. É um conjunto com 100 cápsulas, com vários tipos diferentes de Espresso. Como são cápsulas, você precisa de uma cafeteira e que seja compatível com as doses da marca, obviamente.

O preço é um pouco salgado, cerca de R$260,00 no site da Amazon. Mas pela variedade de opções, vale muito a pena.

Conclusão

Sobremesa ou bebida, não deixe de fazer um affogato para você experimentar. Temos certeza que você vai adorar, se bem que é impossível não gostar dessa mistura.

Referência:

https://www.buonissimo.it/lericette/7507_Affogato_al_caffe