café-cafeteira-portugal-como-fazer-moedor-de-moagem-grossa-prensa-starbucks-moído-embolo
Curiosidades

Café Moído para Prensa Francesa: os Melhores e Dicas!

Uma das coisas legais do mundo do café são as possibilidades, e isso inclui não só os tipos de café, mas também seu tipo de moagem e, consequentemente, uma cafeteira ideal para isso, como é o caso de grãos moídos para prensa francesa.

O que é?

O café moído para Prensa Francesa é um grão mais grosso, com uma aparência muito semelhante ao trigo que se usa para fazer quibe. Ou seja, com partículas visíveis, ao contrário da moagem fina, por exemplo.

Esse tipo de moagem é usada na prensa pois o café fica por mais tempo em contato com a água – partículas maiores de café precisam desse tempo maior para serem extraídos corretamente, extraindo todas as boas características do fruto.

Pode usar pó normal na prensa francesa?

Poder você até pode. O problema é que a bebida não vai ficar do jeito que você queria.

Com uma moagem mais fina, é bem provável que o pó de café não fique detido na cafeteira e passe para o fundo da sua xícara, e com certeza não é isso que você quer.

Sendo assim, se for comprar uma prensa francesa, esteja ciente de que vai ter que usar, sempre uma moagem grossa.

Como moer café para prensa francesa?

Você não vai moer o grão na prensa, mas sim, em um moedor, preferencialmente um que você consiga controlar a espessura do grão.

Apesar de ser um custo a mais, uma vantagem de se ter um moedor em casa é que você pode moer o café na hora, e quem entende do assunto sabe como isso interfere diretamente no sabor da bebida.

Mas se prefere algo mais prático, basta comprar café já moído especial para a prensa.

Qual o melhor café para prensa francesa?

Afinal de contas, qual é o melhor café para se usar na prensa francesa? Aqui vai algumas dicas: 

1 – Grãos moídos na hora

Mesmo tendo a opção de comprar o café já moído para usar na sua cafeteira, se possível, prefira os grãos inteiros para moer na hora.

Como se sabe, o café oxida muito rápido, já com o fruto moído na hora você consegue preservar as melhores características do café escolhido, o que inclui sabor, aroma, doçura e até acidez.

2 – Grãos de qualidade

Para você conseguir uma bebida deliciosa com a sua prensa é preciso adquirir frutos de altíssima qualidade.

De preferência os cafés especiais, gourmets. Você com certeza vai notar a diferença na hora de consumir a bebida.

3 – Moagem correta

O melhor café para a prensa francesa também tem tudo a ver com a moagem do grão. Lembre-se, a espessura do seu grão deve ficar parecida com o trigo e visível a olho nu.

Se a moagem for muito fina, na hora que você for passar o café o pó vai para o fundo da xícara.

Caso fique com receio de errar nesse processo, comece com café já moído e depois que pegar mais experiência, passe para o grão inteiro. Tudo é uma questão de prática.

Conclusão

Está vendo, não é difícil fazer café na prensa, é só praticar que em breve você estará fazendo bebidas deliciosas e de olhos fechados.

Referência:

https://bluebottlecoffee.com/brew-guides/french-press