briquete-borra-ecologico-efeito-estufa-queima-fogao-a-lenha
Curiosidades

Borra de Café ser Transformada em Briquete para queima em Fogão a Lenha? Confira a Verdade!

Aposto que você também fica com aquela sensação de desperdício quando joga a sua borra de café fora. Se bem que se você estiver fazendo isso, saiba que existem várias formas de reaproveitar esse material e é justamente sobre isso que vamos falar.

Tirando o fato de você não poder usar a mesma borra para passar um novo café, esse resíduo pode ser utilizado em diversas situações, inclusive de formas que você nem imagina.

Além de um adubo para as suas plantas ou um repelente natural contra insetos, pode também virar lenha para a sua lareira ou para o seu fogão. Parece mentira, mas não é, tanto que briquetes usando esse resíduo já é uma realidade.

Quais são as formas mais comuns de madeira utilizadas na queima?

Contudo, antes de conhecermos esse tipo de “lenha”, vamos falar dos formatos mais comuns. O tipo mais famoso de combustível para lareiras é a madeira. Ao todo, elas são vendidas em cinco formas diferentes.

Lascas de madeira

As lascas de madeira são uma biomassa lenhosa em formato de lascas e com granulometria bem definida. Esta é produzida com cortadores mecânicos, que cortam a madeira em pequenos pedaços.

Briquetes

O briquete, ao contrário das lascas, é um formato feito exclusivamente com madeira. É um biocombustível sólido, em forma cilíndrica com um furo no meio e que é produzido por compressão de biomassa pulverizada.

Pellets

Podemos dizer que o pellet é uma versão menor do briquete, com tamanho de 5 a 30 milímetros. Também feito por compressão e com biomassa pulverizada, este combustível leva só madeira na sua composição.

Hog fuel – Shred

Chamada de Hog fuel ou Shred, essa biomassa de lenha é cortada em pequenas e finas lascas. Seu corte é feito com um martelo “cego”.

Lenha

Por fim, temos o formato mais famoso, a lenha. É a madeira com um padrão de diâmetro e teor de umidade. É dura e macia, e pode passar por secagem em estufa ou temperada de forma natural.

Apesar de ter várias opções, seria muito melhor se tivéssemos uma versão menos poluente, não é mesmo? E é aí que o briquete com borra de café entra em ação.

Como o briquete de café é produzido a partir da borra?

Antes de falarmos como fazer um briquete de café, vamos explicar o que é isso, afinal de contas.

Como o nome já dá a entender, é basicamente um bloco cilíndrico comprido feito de borra de café usada. Isso mesmo, inventaram um combustível feito com café. E acredite se quiser, o produto feito com esse material aquece muito mais do que os de madeira.

Além de fornecer bastante caloria, ainda é uma opção que não polui, que não fará mal para você ou para o meio ambiente. E se é possível melhorar, você pode fazer seu briquete de café em casa.

Você vai precisar de:

  • 750 gramas de borra de café;
  • Uma lata/forma de metal;
  • 225 gramas de cera;
  • Uma colher de pau;
  • 500 mililitros de melaço.

Com esses itens separados, pré aqueça seu forno a 120 graus. Em seguida, espalhe o café usado em uma forma e leve ao forno por 20 minutos ou até a borra secar por completo.

Tire do forno e reserve. Agora, na forma de metal coloque o melaço e a cera, leve ao forno por 25 a 30 minutos ou até que a cera derreta toda.

Retire a forma, mexa a mistura e volte para o forno por mais 5 minutos.

Agora, nessa mesma forma, com a cera e o melaço, acrescente o café e mexa para que todos os componentes se misturem bem.

Depois disso, deixe a mistura de lado para que ela possa “enfurecer”.

Se quiser você pode cobrir a mistura com um papel alumínio antes de levar ao freezer para ele terminar de endurecer. O papel vai garantir o formato do briquete.

Espere por 50 minutos e retire o briquete da forma. Pronto! O ideal é que você tenha mais de uma forma pois serão necessárias algumas unidades para acender e manter o seu fogo na lareira ou fogão.

Quais são as vantagens do briquete de café para queima?

E para que todo esse trabalho se posso comprar lenha? Bom, para começar os briquetes com café são ecológicos.

Ao trocar as madeiras por eles você vai diminuir a sua emissão de gases de efeito estufa em 80%. Só por isso já vale investir nesse tipo de combustível.

Outro ponto muito importante: redução na produção de lixo.

Milhões de toneladas de borra de café vão anualmente para os aterros, ao reutilizar a sua para fazer briquetes você vai diminuir bastante a quantidade de resíduos que manda para o lixo. Isso é tão importante quanto a redução de gases de efeito estufa.

Sem esquecer que toda a produção é feita com borra de café reciclado, mais uma ajuda para o meio ambiente.

Além dos benefícios ecológicos, os briquetes com café usado queimam muito mais que a madeira. Pois é, este item oferece mais calor que o tronco de árvore. Ou seja, você se mantém mais aquecido e ainda deixa de desmatar para poder fazer isso.

O briquete serve tanto para fogões multi-combustíveis quanto para queimadores de lenha.

Conclusão

Se você se incomodava que mesmo utilizando as borras de café ainda sempre tinha uma quantidade que acabava indo para o lixo, agora você não tem mais que se incomodar com isso.

Além de poder usar como adubo, repelente, matar pulgas e até para limpar panelas, agora você pode reutilizar a borra de café para se manter aquecido nos dias frios ou ainda cozinhar.

É muito legal quando podemos juntar algo que gostamos com uma atitude que vai ajudar o planeta. Afinal de contas, se não preservarmos o lugar onde moramos, não teremos um lugar para morar.

Por mais que seja um pouco mais trabalhoso, não custa nada ter um trabalho maior se isso for ajudar a diminuir as emissões gases e a quantidade do seu lixo.

Referências:

https://www.bio-bean.com/coffee-logs/

https://www.tea-and-coffee.com/blog/how-to-make-coffee-logs

https://www.logsdirect.co.uk/bio-bean-coffee-logs